DIY: Bordado de pérolas!

Todas nós temos uma "peça apego", da qual não conseguimos nos desfazer. No meu caso são várias e uma delas é uma blusa que "peguei emprestada" de uma tia, mas gostei tanto que passou a ser minha!
A blusa já deve ter dez anos ou mais (quase vintage) e está suuuper velhinha, então resolvi que ela seria a "cobaia" do meu primeiro bordado!
Tomei coragem, pedi ajuda para que me ensinassem a bordar ... e bordei!
Agora venho compartilhar com vocês o passo-a-passo desta "aventura"!


Você irá precisar de:

1) Alguma peça de roupa que você queira transformar;
2) Papel para servir de molde;
3) Caneta;
4) Linha da mesma cor da linha da peça de roupa escolhida;
5) Linha de cor diferente da roupa escolhida, para delimitar a área a ser bordada;
6) Tesoura sem ponta ;
7) Agulha;
8) Alfinetes para ajudar na fixação do molde;
9) Pérolas de tamanhos diferentes (no máximo três—pequena, média e grande—).



Dicas para um bordado
 perfeito:
   

1) Não custa relembrar que a linha (do bordado) deve ser da mesma cor do tecido da peça que você está bordando;
2) Delimite! É super importante delimitar a área dentro da qual você deseja bordar para não fazer feio ou torto. Se for um desenho, desenhe! A melhor forma é traçar o desenho na peça que você deseja bordar, fazendo um molde no papel e colocando-o sobre a peça tracejando nela o desenho que está no molde.
Caso a peça seja escura, trace o desenho com lápis branco (existem lápis específicos para isto) e caso ela seja branca, trace com lápis escuro (qualquer um servirá, mas se o grafite for 2B será mais fácil traçar, pois é mais macio e ficará mais escuro). Mas nunca, NUNCA, trace à caneta, pois o lápis sairá na lavagem, já a caneta...
3) Fica mais fácil bordar se você apoiar a peça sobre uma superfície plana e rígida;
4) É SUPER importante que você arremate cada pérola. Ou seja, arremate antes de colocá-la e após, pois isto evitará que caso uma pérola arrebente o resto não despenque junto, estragando todo o trabalho;
5) Por fim, pergunte! Caso você não saiba, esteja com dúvidas ou nunca tenha tentado costurar antes, não tenha vergonha, pergunte a alguém que saiba e peça que te ensinem como é que se faz!

Agora um look IMPROVISADÍSSIMO só para mostrar melhor como a blusa ficou. Prometo que, em breve, faço um look mais bem elaborado e posto aqui. Até lá vocês podem conferir no meu Instagram ( @isarresende ) as próximas dicas que postarei aqui no blog.


Inspirem-se meninas de dotes e estejam a vontade para retirar suas dúvidas nos comentários.

Beijos e até o próximo!



P.S.: Gostaria de fazer um agradecimento especial a minha tia Izabel que sempre me ensina todos os seus dotes de costureira com a maior paciência e o maior cuidado, fazendo com que minhas peças saiam quase perfeitas como as que ela faz!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...